No dia 1º de novembro de 1.887, até então conhecida como Bairro de São Lourenço foi fundada a Capela Nova denominada por Manoel Jesuíno Godinho e sua Esposa Sra. Francisca Maria da Penha, que sob a invocação de Nossa Senhora das Dores doaram 02 alqueires de terras para serem construídas as primeiras casas desta cidade ao redor da Cruz, marco zero do município onde foi construída a primeira Capela, atual Igreja Matriz. Pouco tempo depois passou a ser denominada Capela Nova da Bela Vista do Juquiá, e somente alguns anos depois, no início deste século. Em 27 de dezembro de 1907, através da Lei Estadual nº 1.117 foi oficialmente denominado de Juquitiba, Distrito que pertencia à Comarca de Itapecerica da Serra, juntamente com Embu, Taboão da Serra, Embu-Guaçú e São Lourenço da Serra.

O nome Juquitiba é originário do indígena Y-CU-TIBA, ou seja, Terras de Muitas Águas. Nosso Município já possui três Brasões de Armas diferentes. O atual Brasão foi elaborado através de estudos realizados pelo Conselho Estadual de Heráldica e Vexolologia, e não conseguiu provar a presença de Índios e Jesuítas em nossas terras, o máximo conseguido foi até Aldeinha, (Itapecerica da Serra).

Juquitiba, quando ainda Distrito de Itapecerica da Serra, teve como Vereadores os Senhores Juarez Leite Moreira e Padur Abes. No início dos anos 60, iniciou um árduo trabalho realizado pelos munícipes Eduardo Bambi, Padur Abes, Leônidas Bittencourt Gama, João de Souza Leitão, Antônio Pereira da Silva e Elexandre Bambi com o objetivo de fazer a Emancipação Político-Administrativa de Juquitiba.

A criação do Município propriamente dita, deu-se em 02 de fevereiro de 1964, por força de Lei Estadual 8.082, de autoria do Deputado Estadual Dr. Leôncio Ferraz, promulgada pelo então Governador Adhemar de Barros, Sua Emancipação Politico-Administrativa, ocorreu em 28 de março de 1965, com a consequente instalação da Prefeitura e Câmara de Vereadores, tendo como primeiro Prefeito o Sr. Padur Abes e como Vice-Prefeito o Sr. Antonio Pereira da Silva. O primeiro Presidente da Câmara foi o Sr, Eduardo Bambi, ambos já falecidos, Atualmente estamos na 9ª Legislatura, e nossa população está estima em 29.000 habitantes.

Juquitiba, devido sua topografia e ao clima, infelizmente não propicia o desenvolvimento agro-pecuário, alguns sitiantes o fazem, mas apenas como Hobbi. Porém a criação de equinos, já faz muito sucesso com alguns Haras, elevando assim o nome de nosso município a outros rincões.

O desenvolvimento industrial está praticamente descartado, até porque as restrições impostas por Leis Federais e Estaduais, dificultam qualquer investimento nesse sentido. Hoje acreditamos que a solução será definir e implementar o nosso município para o Turismo, o Lazer e a criação de Condomínios residenciais de chácaras, por estar muito próximo de São Paulo, e oferece atualmente uma ótima Rodovia duplicada, e seu clima, considerado um dos melhores da região.

Rua José Prestes Rosa, 68 - Centro - Juquitiba - São Paulo - Brasil | Telefone: +55 11 4681-4648 | E-mail: cmj@camarajuquitiba.sp.gov.br
Horários de atendimento: de segunda a sexta das 9h às 17h - Sessões Ordinárias: terças-feiras às 19h